Análise de cada grupo dos brasileiros no Mundial de Clubes
Com início marcado para o dia 14 de junho e final prevista para 13 de julho, nos Estados Unidos, a inédita edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA com 32 participantes trará uma nova dinâmica ao futebol mundial. E nosso futebol está representado por quatro equipes: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. O Vai Pro Gol fez uma análise detalhada de cada grupo dos brasileiros no Mundial.
A expectativa é de brasileiros no mata-mata, porém certamente não terão vida fácil na competição. O Palmeiras, bicho-papão do continente nos últimos anos, é o primeiro a estrear. O rival é o tradicional Porto, de Portugal, equipe que Abel Ferreira certamente conhece bem. Completam a chave Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, equipe de Lionel Messi e Luis Suárez, sensação do grupo.
O Grupo B, sem sombra de dúvidas não trará moleza ao Botafogo. O atual campeão da Libertadores tem só PSG, atual campeão da Champions League, e Atlético de Madrid pela frente. O primeiro confronto, no entanto, é menos complicado: Seattle Sounders, dos Estados Unidos.
O Flamengo tem o Chelsea pela frente, outro jogo que promete. Já Ésperance, da Tunísia, e León, do México, entretanto, não devem dar tanto trabalho ao melhor elenco das Américas.
Por fim, o Fluminense, que já pega uma pedreira na estreia: Borussia Dortmund. Os sul-coreanos do Ulsan Hyundai e os sul-africanos do Mamelodi Sundows completam a chave.
🔎 Confira a análise de cada grupo dos brasileiros no Mundial e o que esperar de cada adversário:
Análise Grupo A – Palmeiras
Adversários: Porto (POR), Al Ahly (EGI), Inter Miami (EUA)
O Palmeiras chega como um dos favoritos à classificação. A equipe de Abel Ferreira se mantém competitiva, com uma base sólida, elenco equilibrado em quase todas as posições e acostumado a decisões. Lá na frente, a aposta é em Vitor Roque e Paulinho, duas das grandes contratações para 2025.
🇵🇹 FC Porto
Tradicional potência portuguesa, o Porto vive um momento de transição. Apesar de manter uma espinha dorsal experiente e talentos como Pepê e Gabri Veiga, que chegou para a disputa da competição, a equipe não tem conseguido se firmar nas fases decisivas da Champions Leaguee terminou em terceiro na liga nacional. No entanto, o clube possui larga experiência em torneios internacionais e uma escola tática consistente baseada em marcação intensa e transição rápida.
🇪🇬 Al Ahly
O gigante egípcio é o maior campeão africano e presença constante em edições passadas do antigo Mundial. Seu estilo de jogo é marcado por intensidade física, defesa bem postada e contra-ataques mortais. Apesar de não ter o mesmo nível técnico que os sul-americanos ou europeus, é uma equipe perigosa em torneios curtos e já encontrou o Verdão nos Mundiais de 2021 (egípcios passaram nos pênaltis) e 2022 (vitória alviverde por 2 a 0).
🇺🇸 Inter Miami
Com Lionel Messi, Luis Suárez e Sergio Busquets, o time americano é o mais midiático do grupo. Porém, dentro de campo, oscila. Vem de desempenho mediano na MLS, mas conta com o fator casa e jogadores experientes que podem decidir em jogos-chave. Talvez o rival mais imprevisível da chave.
🧭 Perspectiva do grupo: O Palmeiras é favorito, mas precisará conter o entusiasmo do Inter Miami e a disciplina do Porto. Os egípcios, por sua vez, podem surpreender se subestimados.
Análise Grupo B – Botafogo
Adversários: Paris Saint-Germain (FRA), Atlético de Madrid (ESP), Seattle Sounders (EUA)
De volta ao protagonismo continental após conquistar a Libertadores de 2024, o Botafogo tem pela frente aquele que talvez seja o grupo mais difícil de toda a competição e enfrentará dois pesos-pesados europeus. Mesmo assim, o Glorioso vem confiante e movimentou bastante a janela extra de transferências com Álvaro Montoto, promessa do futebol argentino, e Arthur Cabral, centroavante brasileiro que estava no Benfica.
🇫🇷 Paris Saint-Germain
Simplesmente, o atual campeão da Champions League – e com direito a um baile sobre a Inter de Milão na final. Uma das melhores equipes do futebol atual, dispensa comentários quanto à qualidade do elenco. Após conquistar a Europa, o time de Paris buscar firmar-se ainda mais no cenário mundial e vê a competição da FIFA como a chance ideal.
🇪🇸 Atlético de Madrid
A equipe de Diego Simeone é o retrato da resiliência. Forte na marcação, experiente em competições de tiro curto e com uma equipe extremamente qualificada, liderada por De Paul, Griezmann, Júlian Álvarez e companhia. O Atlético pode não ser espetacular com a bola, mas é extremamente eficaz sem ela.
🇺🇸 Seattle Sounders
Azarão, porém com a torcida a favor. Campeão da Concacaf em 2022, o Seattle aposta no fator casa. Não deve ser subestimado, especialmente por atuar em seu estádio com gramado sintético, o que não é novidade para o Fogão, e clima favorável.
🧭 Perspectiva do grupo: Para o Botafogo, cada ponto será precioso. Vencer o Seattle é obrigação. Contra PSG e Atlético, fará os “jogos da vida” nesta primeira fase.
Análise Grupo D – Flamengo
Adversários: Chelsea (ING), Espérance de Tunis (TUN), León (MEX)
Junto ao Chelsea, o Flamengo chega com status de favorito no Grupo D. Com nomes experientes como Arrascaeta, Bruno Henrique e De La Cruz, além da recém-chegada de Jorginho, o Rubro-Negro sonha em reescrever sua história em Mundiais após a derrota na final de 2019 para o Liverpool.
🇬🇧 Chelsea
Em reconstrução sob o comando de Enzo Maresca, o clube londrino ainda tenta encaixar suas estrelas. Mudanças constantes no elenco dificultaram a estabilidade, mas o potencial técnico é inegável. Enzo Fernández e Palmer são nomes que podem desequilibrar.
🇹🇳 Espérance
O time tunisiano é bicampeão africano e mantém sua tradição. Possui um sistema defensivo rígido e aposta em bolas paradas. Tecnicamente inferior, mas fisicamente imponente e acostumado com pressão.
🇲🇽 Club León
Campeão da Concachampions em 2023, o emblema mexicano joga com intensidade e aposta em um ataque rápido. Embora tenha oscilado na liga nacional, é uma equipe organizada e com bom volume de jogo ofensivo.
🧭 Perspectiva do grupo: O duelo contra o Chelsea, além de definir o líder do grupo, será, portanto, um grande termômetro do potencial do time carioca no torneio.
Análise Grupo F – Fluminense
Adversários: Borussia Dortmund (ALE), Ulsan Hyundai (COR), Mamelodi Sundowns (RSA)
O Fluminense entra no Mundial com um time bem distinto do que foi campeão continental em 2023. O jogo posicional, a posse de bola e a criatividade, marcas do time de Fernando Diniz, já não existem. Agora, sob o comando de Renato Gaúcho, em trabalho ainda no início, a expectativa é a de avançar ao mata-mata.
🇩🇪 Borussia Dortmund
Vice-campeão europeu em 2024, o Dortmund chega embalado e com jovens talentos como Adeyemi, Brandt e Bynoe-Gittens. Oscilou na Bundesliga com onze derrotas, é verdade, mas demonstra ampla superioridade sobre os rivais do grupo. Com uma defesa sólida e contra-ataque rápido, será o grande teste para o Flu.
🇰🇷 Ulsan Hyundai
O campeão sul-coreano joga com linhas baixas e aposta na eficiência ofensiva. Costuma aproveitar espaços com atacantes rápidos, embora sua defesa seja vulnerável quando pressionada.
🇿🇦 Mamelodi Sundowns
O melhor time da África nos últimos anos, o Sundowns se destaca pelo bom toque de bola e transições bem trabalhadas. É um time técnico, bem treinado, pode causar surpresas se subestimado, mas tem potencial nitidamente abaixo dos favoritos.
🧭 Perspectiva do grupo: Fluminense e Borussia despontam como favoritos às oitavas, com os alemães em primeiro, e o Flu tendo a obrigação de não desperdiçar pontos contra os sul-africanos e coreanos. Todavia, cabe atenção ao Tricolor.
🧮 Projeção: quem tem o grupo mais difícil?
Botafogo tem a chave mais pesada, com dois times de primeira prateleira no planeta: PSG e Atlético de Madrid. Sendo assim, corre riscos de não se classificar.
Flamengo e Palmeiras aparecem com chances mais claras de classificação, mas precisam evitar surpresas.
Fluminense terá no Borussia seu principal teste, entretanto, precisa manter consistência diante dos não europeus.
🗓️ Agenda dos clubes brasileiros na fase de grupos
15/06 – Domingo – 19h – Palmeiras x Porto – MetLife Stadium – Nova Jersey
15/06 – Domingo – 23h – Botafogo x Seattle Sounders – Lumen Field – Seattle
16/06 – Segunda – 22h – Flamengo x Espérance – Lincoln Financial Field – Filadélfia
17/06 – Terça – 13h – Fluminense x Borussia – MetLife Stadium – Nova Jersey
19/06 – Quinta – 13h – Palmeiras x Al Ahly – MetLife Stadium – Nova Jersey
19/06 – Quinta – 22h – Botafogo x PSG – Rose Bowl Stadium – Pasadena
20/06 – Sexta – 15h – Flamengo x Chelsea – Lincoln Financial Field – Filadélfia
21/06 – Sábado – 19h – Fluminense x Ulsan – MetLife Stadium – Nova Jersey
23/06 – Segunda – 16h – Botafogo x Atlético –Rose Bowl Stadium – Pasadena
23/06 – Segunda – 22h – Palmeiras x Inter Miami – Hard Rock Stadium – Miami
24/06 Terça – 22h – Flamengo x León – Camping World Stadium – Orlando
25/06 – Quarta – 16h – Fluminense x Mamelodi –Hard Rock Stadium – Miami
Todos os grupos:
- GRUPO A: Palmeiras, Porto, Al Ahly e Inter Miami
- GRUPO B: PSG, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders
- GRUPO C: Bayern, Auckland City, Boca Juniors e Benfica
- GRUPO D: Flamengo, Ésperance, Chelsea e Los Angeles Galaxy
- GRUPO E: River Plate, Urawa Red Diamonds, Monterrey e Inter de Milão
- GRUPO F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns
- GRUPO G: Manchester City, Wydad Casablanca, Al Ainn e Juventus
- GRUPO H: Real Madrid, Al Hilal, Pachuca e Red Bull Salzburg
VEJA TAMBÉM:
Todos os brasileiros campeões na Europa na temporada 2024/25
Copa Sul-Americana: vexames e quatro brasileiros classificados