37ª rodada da Série B: as chances de acesso à Série A 2026
As rodadas finais da Série B pegam fogo e as chances de acesso Série A 2026 começam a afunilar para os postulantes às quatro vagas. Faltando apenas dois jogos para cada clube encerrar a sua participação nesta Série B, a disputa pelo acesso ao Campeonato Brasileiro Série A em 2026 está praticamente definida para o líder Coritiba, enquanto outras equipes ainda lutam com tudo nesta reta final. De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sete clubes com probabilidades de subir brigam pelo sonho da elite.
Os quatro primeiros colocados garantem promoção, e as contas indicam que a pontuação considerada “segura” gira em torno de 65 pontos.
Agora, cada clube no G4 ou próximos dele tem seu destino nas mãos — ou quase — e vamos detalhar a situação de cada um.
Coritiba (1º lugar) – chances de acesso Série A 2026: 99,9%
Chances de título Série B 2025: 93,8%
Com 64 pontos, o Coritiba está com o acesso praticamente assegurado e tem o título igualmente muito bem encaminhado. Só um desastre para tirar o troféu do Alto da Glória. Segundo a UFMG, a equipe precisa de apenas mais um ponto — ou seja, um empate em uma das duas rodadas restantes — para selar a promoção oficialmente, embora, diga-se, já está garantida. Para o título, o Coxa também está numa posição confortável: um empate contra o Athletic neste sábado, no Couto Pereira, pode ser suficiente. Três pontos fecham a conta.
O que falta: Empatar ou vencer um dos próximos dois compromissos. O Coxa já está na Série A, mas, oficialmente, isso bastaria para carimbar matematicamente o acesso.
Cenário ideal: Vitória na próxima rodada e garante o título em casa, diante da torcida.
Cenário de risco: Praticamente não há. O risco de perda de acesso é quase nulo.
Athletico‑PR (2º lugar) – chances de acesso Série A 2026: 78,2%
O Furacão está com 59 pontos e é vice-líder. Ainda não garantiu o acesso, mas está bem posicionado. O Athletico pode confirmar a promoção já na próxima rodada — se vencer a Ferroviária fora, e contar com determinadas combinações de resultados.
O que falta: Vencer a Ferroviária domingo e torcer por alguns tropeço dos concorrentes diretos. Ou seja, dois destes quatro cenários: Criciúma não vencer o Botafogo-SP em casa, Remo perder para o Avaí fora, Chapecoense perder para o rebaixado Volta Redonda, empate entre Goiás x Novorizontino.
Cenário ideal: Vitória e tropeço dos adversários; acesso com antecedência.
Cenário de risco: Empate ou derrota complicam, mas não eliminam — ainda há última rodada para decidir.
Remo (3º lugar) – chances de acesso Série A 2026: 55,8%
O Remo soma 59 pontos, ocupa a terceira posição e após mais de 30 anos pode voltar à elite. Para o elenco atual fazer história com antecedência, entretanto, precisa vencer o Avaí na Ressacada, combinado à derrotas de Chapecoense (visita o rebaixado Volta Redonda) e Criciúma (recebe o Botafogo-SP).
O que falta: Vitória contra o Avaí e resultados desfavoráveis aos concorrentes.
Cenário ideal: Ganha o jogo e adversários diretos perdem; sobe.
Cenário de risco: Mesmo com três pontos, se os adversários também vencerem ou empatarem podem adiar a festa para a última rodada.
Chapecoense (4º lugar) – chances de acesso Série A 20261: 60,3%
A Chapecoense soma 58 pontos e está bem posicionada, mas o caminho ganhou mais tons de apreensão após o revés para o América-MG na última rodada. Ainda assim, e embora uma posição abaixo do Remo, a UFMG aponta uma maior probabilidade à Chape do que ao Leão, por exemplo. Isso porque considera os adversários e cenários desta reta final.
O que falta: Vencer os dois próximos jogos (Volta Redonda, já rebaixado, e Atlético-GO, que cumpre tabela).
Cenário ideal: Ganha os dois compromissos e permanece com segurança no G4.
Cenário de risco: Uma derrota ou empate neste fim de semana pode abrir espaço para que Criciúma, Goiás e Novorizontino ultrapassem e compliquem a situação para a última rodada.

Criciúma, Goiás e Novorizontino com chances
Os quatro clubes ainda “respiram” com chances reais, mas com probabilidades menores. O CRB, porém, está praticamente descartado:
- Criciúma – 49,6% de chance de acesso.
- Goiás – 34,9% de chance.
- Novorizontino – 21,2% de chance.
- CRB – 0,028% de chance, praticamente sem margem.
Esses times ainda podem sonhar, mas terão de fazer o “dever de casa” com perfeição e torcer por muitos tropeços alheios para alcançar o G4.
Veja data e horário dos jogos decisivos da 37ª rodada da Série B
Volta Redonda x Chapecoense – 15/11 (sábado) – 16h30 – Raulino de Oliveira
Avaí x Remo – 15/11 (sábado) – 16h30 – Ressacada
Coritiba x Athletic – 15/11 (sábado) – 16h30 – Couto Pereira
Ferroviária x Athletico Paranaense – 16/11 (domingo) – 16h30 – Fonte Luminosa
Criciúma x Botafogo-SP – 16/11 (domingo) – 16h30 – Heriberto Hülse
Goiás x Novorizontino – 16/11 (domingo) – 16h30 – Serrinha
VEJA TAMBÉM

