Iago Silva segue os passos do pai como zagueiro do Chelsea (Foto: Reprodução/Instagram)
Futebol Internacional

Filho de Thiago Silva é convocado pela seleção da Inglaterra

O jovem Iago Silva, filho do zagueiro Thiago Silva, segue os passos do pai no futebol como zagueiro e foi convocado pela seleção da Inglaterra. Aos 14 anos, esta será a estreia jovem com o English Team e o chamado é para um período de treinamentos com o time Sub-15. O garoto atua no Chelsea, clube onde o pai jogou entre 2020 e 2024, e agora dá mais um passo importante em sua formação no futebol europeu.

A convocação faz parte de um período de observação promovido pela Federação Inglesa (FA) com jovens talentos do país. O convite, porém, não representa uma escolha definitiva sobre qual seleção o atleta poderá, eventualmente, defender no futuro. Ou seja, a Seleção Brasileira também pode convocar Iago por meio da dupla nacionalidade.

A residência na Inglaterra desde 2020, período em que o “Monstro” jogava nos Blues, torna o jovem elegível para representar o país. Por enquanto, a convocação tem caráter de experiência e desenvolvimento técnico.

Nas redes sociais, Iago comemorou a oportunidade e destacou a importância do momento:

“Momento de orgulho por ter sido convidado para o meu primeiro camp com a seleção da Inglaterra. O trabalho duro continua”.

Filho de Thiago Silva, Iago também é zagueiro é foi convocado pela Seleção Sub-15 da Inglaterra
Iago Silva, filho de Thiago Silva, posa com uniforme da Seleção Sub-15 da Inglaterra (Reprodução/Instagram)

Filho do “Monstro”, Iago Silva segue os passos do pai nos Blues

Iago trilha seu próprio caminho nas categorias de base do Chelsea, mesmo clube onde Thiago Silva foi campeão da Champions League em 2020/21 se consolidou como ídolo e capitão. Atualmente no Fluminense, equipe que o revelou e onde também tem a idolatria da torcida, Thiago voltou ao Brasil em 2024 após quatro temporadas de sucesso na Premier League.

Assim como o pai, Iago atua como zagueiro e vem recebendo destaque por sua postura em campo e capacidade técnica. A experiência na base de um dos principais clubes europeus amplia o desenvolvimento do jogador em um ambiente altamente competitivo.

Parentes que atuam por seleções diferentes

Casos como o de Iago, filho de Thiago Silva, tornam-se cada vez mais comuns em um cenário de futebol amplamente globalizado. Recentemente, o filho de Gianluigi Buffon, um dos maiores goleiros da história da Itália e do futebol mundial, foi convocado pela República Tcheca. O mesmo, por exemplo, com Zinedine Zidane, astro francês campeão mundial em 1998, e seu filho Luca, que pode pintar com a camisa da Argélia na Copa do Mundo de 2026. Os irmãos Nico (Espanha) e Iñaki Williams (Gana), bem como os Boateng que, inclusive, se enfrentaram na Copa de 2010, também entram nessa lista (clique e confira nossa matéria).