Galo vence, mas não empolga; Bahia, reserva, empata, Grêmio e Vasco perdem na ida (Divulgação)
Atlético-MGBahiaColunistasFutebolFutebol BrasileiroGrêmioSul-AmericanaVasco

Playoffs da Sul-Americana: Brasileiros decepcionam

A sina das equipes brasileiras na Copa Sul-Americana 2025 parece não ter fim e o desempanho abaixo se manteve nos jogos de ida dos playoffs. Se a fase de grupos já demonstrou um cenário desastroso para o Brasil na competição, com as eliminações precoces de Cruzeiro, Corinthians, Vasco, Vitória, os playoffs não apresentaram um horizonte diferente.

O Atlético-MG foi o único que venceu. Fora de casa, o Galo fez o placar mínimo e larga com vantagem sobre o Atlético Bucaramanga. Já o Bahia empatou em Salvador com o América de Cali em 0 a 0. Após ficar em terceiro lugar no “Grupo da Morte” da Libertadores, o Tricolor de aço “desceu” para jogar a Sula e usou reservas no duelo. Se avançar, tem o Fluminense, única equipe brasileira a avançar na fase de grupos, nas oitavas de final.

Por outro lado, Grêmio e Vasco terão vida difícil. A dupla manteve o desempenho bem abaixo da fase inicial também no mata-mata e correm o risco de eliminações – os cariocas, inclusive, acumulam alguns vexames.

Isso porque o Cruzmaltino foi goleado (mais uma vez na competição) pelo Independiente del Valle no Equador. É bem verdade que o time de Fernando Diniz jogou praticamente a partida inteira com um a menos, porém poderia ter feito um jogo mais organizado defensivamente. A missão para São Januário será hercúlea.

O Tricolor gaúcho tomou 2 a 0 do Alianza, em Lima, e viu a vaga para as oitavas bastante ameaçada. Confia abaixo um balanço dos jogos dos times brasileiros nos playoffs, com um panorama dos duelos de ida e também para a volta.

Atlético-MG: único a vencer nos playoffs da Sul-Americana

No primeiro tempo, o Galo conseguiu levar o 0 a 0 para o intervalo mesmo com pouca criação, ao passo que o Bucaramanga era melhor em campo. Inclusive, obrigando Everson a fazer algumas defesas importantes. Cuca mexeu para a etapa final, e quando o Atlético-MG crescia, Alan Franco recebeu cartão vermelho. No entanto, o time se viu obrigado a se compactar mais e, assim, passou a se acertar em campo e não dar chances ao adversário. Ou seja, melhorou com um a menos. Um certo equilíbrio, então, e o time mineiro abriu o marcador com Hulk em penalidade máxima. Importante vencer fora de casa, sem dúvida alguma, mas o desempenho em campo certamente não deixa o atleticano feliz.

No papel, a escalação de Cuca, com nomes como Arana, Scarpa, Gabriel Menino, Dudu, Hulk, poderia prenunciar um domínio brasileiro no confronto, entretanto o desempenho abaixo do esperado decepciona. Atuando em casa, o Galo tem tudo para passar com tranquilidade. Mas derrapadas na fase de grupos não podem ser esquecidas e toda atenção é pouca.

Bahia na ida dos playoffs: time reserva e 0 a 0 em Salvador

Rogério Ceni optou por um time titular repleto de reservas para o jogo de ida, na Arena Fonte Nova. De olho na sequência do Brasileirão, após vir de um jogo intenso contra o Fortaleza na Copa do Nordeste, uma equipe bastante modificada iniciou o duelo contra o América de Cali e não conseguiu balançar as redes. Apesar de ter sido amplamente melhor, sobretudo após a entrada de titulares do meio-campo no segundo tempo, o Tricolor de Aço não saiu do zero. Por fim, nos acréscimos, Everton Ribeiro foi expulso.

Mesmo decidindo em Cali, no entanto o time brasileiro ainda é favorito. Tem elenco e futebol de sobra para superar o organizado – diga-se – América fora de casa. A Sula parece não ser a prioridade do clube, mas Rogério deve mudar a escalação para avançar no embate decisivo.

Grêmio x Alianza Lima: derrota dura na ida da Sula

O Grêmio segue tomando muitos gols. O time parece voltar ao patamar da Era Quinteros, quando era constantemente vazado, e assim foi no Peru: 2 a 0 para o Alianza, sem criatividade na criação e falhas nas finalizações. Pouca ofensividade e vacilos constantes na defesa, deixaram o time em desvantagem para decidir na Arena. Mano, inclusive, não poupou críticas ao time na coletiva pós-jogo. O Grêmio vem cambaleando na temporada, sofreu goleada para o Cruzeiro antes da viagem para a capital peruana, e terá que recolher os cacos – e corrigir bastante coisa em campo – para conseguir avançar na Sul-Americana. Um gol do Alianza em Porto Alegre deixará a missão ainda mais complicada.

Talvez, o único aspecto que cabe elogios ao Grêmio em 2025 vem da arquibancada. O torcedor tem apoiada o time, batido recordes diários de adesões ao plano de sócio-torcedor e, poderá ser ele a salvar o time nos playoffs da Sul-Americana no jogo de volta. Dentro de campo, o cenário, aliado ao placar da ida, não anima.

Vasco x Ind. del Valle: mais uma goleada sofrida

Vexames marcam a participação do Vasco na Copa Sul-Americana 2025. Os cariocas voltaram do Equador como o time da Série A com mais gols sofridos na temporada. Outra vez, quatro bolas cruzaram a meta vascaína (e só não foi mais, porque Leo Jardim defendeu pênalti na reta final quando o Del Valle já vencia por 4 a 0). Aos 12 minutos, Lucas Piton recebeu cartão vermelho e a nau cruz-maltina afundou. A despeito da expulsão, faltou fôlego na altitude e bola para praticamente todos que estiveram em campo em noite desastrosa, individual e coletivamente.

O futuro confronto de volta em São Januário tem tom de mera formalidade.

Fotos:
Pedro Souza/Atlético-MG

Letícia Martins/EC Bahia
Lucas Uebel/Grêmio

Matheus Lima/Vasco


VEJA TAMBÉM

Série A 2025 tem quase um treinador demitido por rodada