Rivais protagonizaram 22 confrontos de mata-mata na história (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)
CorinthiansFutebolFutebol BrasileiroPalmeirasSérie A

Corinthians x Palmeiras: Quem venceu mais mata-matas na história?

A rivalidade Corinthians x Palmeiras vai muito além de simples confrontos em campeonatos. Ao longo da história, os dois clubes se enfrentaram 22 vezes em fases eliminatórias de competições oficiais, o que transformou essa disputa em um dos maiores e mais equilibrados clássicos do futebol nacional.

Apesar de o equilíbrio ser marca deste embate, um ponto ainda pesa contra o Timão: o clube jamais eliminou o rival fora do Campeonato Paulista. Ou seja, enquanto o Corinthians construiu boa parte de seus triunfos dentro do estado, o Palmeiras domina os mata-matas em torneios nacionais e internacionais. Agora, em 2025, a equipe de alvinegra tem a chance real de mudar essa escrita.

Na atual edição da Copa do Brasil, o Corinthians venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, na Neo Química Arena. Assim, o Timão joga por um empate no Allianz Parque para avançar às quartas de final. Caso o Palmeiras vença por um gol, a decisão irá para os pênaltis; se vencer por dois ou mais, o Verdão se classifica. Portanto, o desafio vai além do placar: é também simbólico.

Além disso, o ambiente para o jogo da volta é tenso. Polêmicas de arbitragem e provocações, por exemplo, elevaram o clima entre os clubes. Embora o Corinthians chegue em vantagem, o retrospecto pesa a favor do Palmeiras, especialmente fora do Paulistão. Por isso, o confronto de volta ganhou contornos dramáticos.

Histórico de Corinthians x Palmeiras em mata-matas:

🏆 Campeonato Paulista -17 confrontos

Corinthians: 10 vezes
Palmeiras: 7 vezes

Último mata-mata: Final de 2025
Resultado: Corinthians campeão
Em finais: Corinthians 5 x 4 Palmeiras

Ao todo, nas nove finais disputadas entre eles, o Timão levou a melhor em 1977, 1995, 1999, 2018 e 2025. Já o Verdão, ficou com o título sobre o rival nas edições de 1936, 1974, 1993 e 2020. Quando o assunto é semifinal, classificações alviverdes em 1986, 2015 e 2021, enquanto deu Alvinegro em 1979, 1983, 2003, 2011. Finalmente, no único embate de quartas de final, o time de Parques São Jorge saiu vitorioso, em 1978.

Briga entre Paulo Nunes e Edílson marcou clássico entre Corinthians x Palmeiras de 1999 e é relembrado até hoje

🏆 Copa Libertadores – 2 confrontos

Palmeiras: 2 vezes
Corinthians: 0 vezes

Último mata-mata: Semifinal de 2000
Resultado: Palmeiras classificado

Os arquirrivais se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores de 1999 e, novamente, na semifinal do ano seguinte. Para muitos, os maiores confrontos da história de Corinthians e Palmeiras. O Verdão levou a melhor em ambas, em jogos carregadíssimos de tensão, emoção e sempre decididos nos pênaltis: 4 a 2 em 99 e 4 a 3 em 200, com a icônica defesa de Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.

Marcos defende pênalti que classificou o Verdão no histórico Corinthians x Palmeiras pela Libertadores de 2000

+ Corinthians deve até “primo pobre” do Palmeiras

🏆 Campeonato Brasileiro – 1 confronto

Palmeiras: 1 vez
Corinthians: 0 vezes

Último mata-mata: Final de 1994
Resultado: Palmeiras campeão
Em finais: Palmeiras 1 x 0 Corinthians

A grande final do Brasileirão de 1993, inclusive, também entrou para a história como um dos maiores Dérbis, o primeiro e único até hoje a colocar ambos frente a frente para definir um título nacional. O Palmeiras foi campeão brasileiro sobre o Corinthians com uma vitória de 3 a 1 no jogo de ida e um empate em 1 a 1 na volta em duelos repletos de polêmicas, tensão e emoção, ingredientes tão característicos deste grande clássico.

🏆 Torneio Rio-São Paulo – 2 confrontos

Palmeiras: 2 vezes
Corinthians: 0 vezes

Último mata-mata: Final de 1993
Resultado: Palmeiras campeão
Em finais: Palmeiras 2 x 0 Corinthians

Apesar de extinto, o tradicional Torneio Rio-São Paulo marcou época no futebol brasileiro. Corinthians e Palmeiras se encontraram duas vezes em mata-matas da competição e sempre para decidir quem ficaria com a taça. No entanto, só um deles venceu: em 1951 e em 1993, deu Palmeiras.

🏆 Copa do Brasil – 1 confronto (em andamento)

Pela primeira vez na história, um Dérbi acontece na Copa do Brasil. No jogo de ida, em Itaquera, vitória corintiana por 1 a 0, gol de Memphis Depay (inclusive, para apimentar ainda mais, foi o primeiro dele sobre o Palmeiras) em um jogo recheado de polêmicas de arbitragem. Sendo assim, o Timão carrega a vantagem para decidir nesta quarta-feira, no Allianz Parque. O Corinthians tem a chance de eliminar o rival pela primeira vez fora do Paulistão.

Retrospecto:

22 confrontos em mata-matas

Palmeiras: 12 vezes
Corinthians: 10

Tabu

Apesar de obter sucesso nos mata-matas válidos pelo Estadual, o Corinthians ainda não conseguiu eliminar o Palmeiras em torneios nacionais ou internacionais. Agora, porém, com a vantagem construída no jogo de ida da Copa do Brasil, o time vê uma oportunidade histórica de reverter esse cenário.

Se vencer ou empatar, o Corinthians não apenas avança no torneio, como também quebra um jejum que dura décadas. Além disso, diminui a dianteira do rival no histórico em mata-matas no duelo mais emblemático do futebol paulista. Por outro lado, o Palmeiras tenta manter sua supremacia em confrontos fora do estadual e conta com o fator casa como trunfo.

Portanto, o que está em jogo nesta quarta-feira é muito mais do que uma simples vaga nas quartas de final. É uma batalha de identidade, de passado e de futuro. O Dérbi Paulista nunca é apenas futebol — e, em mata-mata, ele se transforma em algo ainda maior.

+ O saldo dos brasileiros na Copa do Mundo de Clubes

+ Sul-Americana: Fiasco brasileiro nos playoffs


VEJA TAMBÉM