Flamengo é campeão mundial Sub-20 com mais de 45 mil pessoas no Maracanã
O Flamengo conquistou o bicampeonato da Copa Intercontinental Sub-20. Os garotos do Ninho superaram o Barcelona por 6 a 5 nos pênaltis, após empate de 2 a 2 no tempo normal. A decisão aconteceu no Maracanã, inclusive diante de impressionantes 45.656 torcedores, impondo um recorde de público para finais da competição.
Com a bola rolando, o Flamengo abriu o placar com Lorran, ainda no primeiro tempo. Na reta final, no entanto, o Barcelona virou com gols de Virgili e Cortés, até que Iago, dando tons dramáticos ao duelo, empatou com uma cabeçada decisiva nos acréscimos. Nas penalidades, então, o goleiro Léo Nannetti brilhou com duas defesas para garantir o título.
Por fim, o Flamengo se tornou o único bicampeão da competição, tendo vencido também em 2024, quando superou o Olympiacos. Os outros campões são Benfica, que bateu o Peñarol em 2022, e o Boca Juniors, que conquistou no ano seguinte ao superar o AZ Alkmaar.
+ Venda de Gerson é uma das maiores da história do Flamengo
Repercussão da Imprensa Espanhola
A imprensa espanhola repercutiu o drama vivido pelo Barcelona com forte tom de lamento. O clube catalão buscava seu primeiro título da Copa Intercontinental Sub-20, após ter conquistado a UEFA Youth League, e encarava o Flamengo diante de um Maracanã lotado, cenário considerado intimidador para uma equipe tão jovem. Além disso, o Barça teve de lidar com diversas ausências de jogadores importantes, o que deu ainda mais valor à luta até o empate nos acréscimos e reforçou a sensação de frustração após a perda nos pênaltis. O jornal Sport, por exemplo, falou em “Maracanaço”.
O jornal Sport escreveu:
“O Juvenil não merecia tal crueldade. Cheio de baixas, o Barcelona teve que tocar um Maracanaço que teria entrado na história não só do futebol de base e La Masia, mas da entidade. Não foi desta vez. Uma pena infinita.”
O diário As usou termos como “trágica” e “emocionante”, e titulou:
“Barça sucumbe no Maracanã! Veja a crueldade com que o Barça perdeu a Copa Intercontinental no Maracanã aos 97 minutos: inacreditável…”
VEJA TAMBÉM