(Foto: Divulgação/FIFA)
ClubesFlamengoFutebolFutebol Internacional

Fora do Mundial: FIFA anuncia exclusão do León-MEX, equipe do grupo do Flamengo

A FIFA anunciou hoje a exclusão do Club León do Mundial de Clubes de 2025 devido à violação das regras de multipropriedade. Tanto o León quanto o Pachuca pertencem ao Grupo Pachuca, o que contraria as diretrizes da FIFA que proíbem a participação de clubes com o mesmo proprietário na mesma competição. A equipe estava no Grupo D, ao lado de Flamengo, Espérance, da Tunísia, e Chelsea, da Inglaterra.

A decisão foi tomada após uma investigação iniciada por uma queixa do clube costarriquenho Alajuelense, que questionou a elegibilidade do León. A Comissão de Apelação da FIFA confirmou a infração e determinou a exclusão do clube mexicano do torneio.

Com a saída do León, a FIFA ainda não anunciou oficialmente qual equipe ocupará a vaga aberta. No entanto, de acordo com as regras da competição, o substituto deve ser da mesma confederação, neste caso, a CONCACAF. Entre os possíveis candidatos estão o Philadelphia Union e o Columbus Crew, ambos da Major League Soccer (MLS). No entanto, o América, do México, do treinador brasileiro André Jardine, aparece como favorito por estar melhor posicionado no ranking da CONCACAF, especialmente considerando que o Monterrey, também mexicano, já está classificado.

O Mundial de Clubes de 2025 será realizado nos Estados Unidos, com a participação de 32 equipes de todo o mundo. A FIFA deverá anunciar em breve qual clube substituirá o León na competição.