O dia em que Mano Menezes salvou o elenco do Grêmio de acidente aéreo
Em 2007, há 18 anos, Mano Menezes vivia a sua primeira passagem como treinador do Grêmio. No dia 17 de julho daquele ano, um voo da TAM decolou de Porto Alegre rumo a Congonhas/SP e terminou em tragédia. O Airbus A‑320‑233 (voo JJ‑3054) não conseguiu frear na pista molhada, ultrapassou a área de segurança e colidiu contra um prédio de cargas da própria empresa, resultando na morte de 199 pessoas – a maior tragédia da aviação brasileira.
O papel de Mano Menezes:
Naquela semana, a delegação gremista preparava-se para enfrentar o Goiás pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O plano era embarcar no mesmo voo, com destino a Congonhas e conexão para Goiânia. Porém, havia apenas assentos disponíveis para parte do grupo, o que demandaria viagens separadas. Este fato, no entanto, não agradou ao técnico.
Insatisfeito com a divisão da delegação, Mano Menezes pediu uma alternativa ao então diretor de futebol Paulo Pelaipe. Horas antes do embarque, a TAM providenciou um novo voo, o JJ‑3764, que saiu minutos antes do trágico JJ‑3054, com destino a Brasília e de lá seguiu para Goiânia. Assim, toda a delegação gremista viajou unida e com destino seguro.
A confirmação do livramento só veio quando o grupo desembarcou em Brasília e tomou conhecimento da tragédia que comovia todo o país. No Rio Grande do Sul, inclusive, a notícia causou tremendo susto — especialmente entre familiares, que receberam centenas de telefonemas perguntando pelos jogadores.
“Em uma conversa com Mano Menezes, decidimos ir para Brasília e então para Goiânia”, disse Pelaipe, à época, em entrevista com jornalistas após desembarcar em segurança na capital de Goiás, conforme relatado em matéria do portal UOL de18 de julho de 2007.
Apesar do choque, o Grêmio entrou em campo dois dias depois e arrancou um empate sem gols contra o Goiás. Essa temporada marcaria também a vice-liderança na Libertadores e uma campanha sólida no Brasileirão.
Ao final daquele ano, após 169 jogos, Mano deixou o comando do time.

Acidente aéreo da TAM, em São Paulo, em 2007 (Divulgação/Netflix/Estadão)
Documentário relembra acidente
Este episódio foi relembrado com destaque nas redes sociais com o lançamento do documentário “Congonhas: Tragédia Anunciada”, disponível na Netflix, que revisita os bastidores e as causas da tragédia. Atualmente, no local do triste acidente existe um memorial em homenagem às vítimas do voo da TAM.
VEJA TAMBÉM: