Diogo Jota morre aos 28 anos. Veja trajetória do atacante
Faleceu nesta quinta-feira (3) o atacante português Diogo Jota, 28 anos, do Liverpool, em trágico acidente automobilístico na Espanha. Jota passava férias com seu irmão mais novo, o também jogador André Silva, de 25 anos, que também não sobreviveu. Apurações iniciais das autoridades espanholas dão conta de que um dos pneus do carro que dirigia estourou a fazer uma ultrapassagem. O veículo pegou fogo ao capotar.
Em maio, Jota foi campeão inglês com os Reds e faturou um mês depois a Nations League com a Seleção Portuguesa. Há onze dias, celebrou seu casamento com Rute Cardoso, namorada de adolescência, e com quem tinha três filhos.
Início da carreira de Diogo Jota
Diogo Jota nasceu no Porto, em 4 dezembro de 1996. Os primeiros chutes na bola foram no modesto Gondomar, clube da região metropolitana do Porto, onde passou toda a infância e adolescência. Destaque nas categorias de base, ele chegou ao Sub-19 do Paços de Ferreira em 2013/14. Aos 17 anos, estreou como profissional no clube.
De promessa à realidade em Portugal e sucesso na Inglaterra
Ágil, técnico e versátil, Jota foi comprado pelo Atlético de Madrid, mas nunca chegou a entrar em campo pelo clube espanhol. O atacante, então, foi emprestado, ao Porto, onde atuou por somente uma temporada (2016/17). Apesar de não levantar nenhum troféu, fez ótimas atuações com a camisa dos Dragões. Mas foi ao desembarcar na Inglaterra que a carreira de Diogo Jota deslanchou. Ele chegou por empréstimo ao Wolverhampton, em 2017/18, e tudo mudou. O português foi protagonista em seu primeiro ano e conduziu os Wolves na campanha do acesso à Premier League e ganha fama internacional. Logo, o clube inglês comprou em definitivo o atacante. Três temporadas, 131 aparições, 44 bolas na rede e 15 passes para gol.
Diogo Jota fez história na Seleção Portuguesa
Com bagagem em seleções de base de Portugal, em 2019 recebeu a primeira oportunidade com o elenco principal. Convocações em março, para dois jogos das Eliminatórias da Euro, porém, Jota não saiu do banco. Diogo ficou novamente entre os suplentes na reta final da Nations League e viu sua seleção bater a Suíça na semifinal e a Holanda na decisão. É seu primeiro título com Portugal e junto a ídolos nacionais, como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Rui Patrício, Ruben Dias, entre outros. A estreia, no entanto, ocorre em novembro daquele ano, em um 6 a 0 sobre a Lituânia, também em jogo das Eliminatórias.
Em 2022, uma contusão na panturrilha o tirou da lista de Portugal para a disputa da Copa do Mundo do Catar. Apesar de não jogar o Mundial, Jota escreveu seu nome na história da seleção de seu país com duas taças da Nations (2019 e 2025). Foram 49 partidas e 14 gols.
Liverpool
Em 2020, o Liverpool investiu 44 milhões de euros (cerca de 286 milhões de reais) para tirar o grande destaque do ataque do Wolverhampton. Na última temporada, Jota foi campeão inglês com os Reds e faturou a Nations League com a Seleção Portuguesa.
O atacante disputou cinco temporadas, entrou em campo em 182 jogos, com 66 gols e 22 assistências, e faturou cinco títulos: Premiere League 2024/25, Copa da Inglaterra 2022 e duas vezes a Copa da Liga, em 2022 e 2024.
VEJA TAMBÉM
6 craques do Mundial e seus irmãos jogadores de futebol
Todos os brasileiros campeões na Europa na temporada 2024/25