Camisa em homenagem a Juan Izquierdo é lançada pelo São Paulo
No gramado do Morumbis, Juan Izquierdo nos deixou cedo demais, mas sua história ficou para sempre ligada ao São Paulo. O Tricolor apresentou uma camisa especial em homenagem ao zagueiro uruguaio Juan Izquierdo — falecido exatamente um ano antes, em 27 de agosto de 2024 — após sofrer um mal súbito durante uma partida da Libertadores no Morumbis.
São Paulo apresenta camisa em tributo a Juan Izquierdo
O uniforme, com visual predominantemente azul (remetendo à seleção uruguaia), traz gola e mangas pretas e detalhes que fazem referência ao legado do jogador. Na parte traseira da gola está a mensagem “Por siempre Juan”, acompanhada das datas “1997–2024”, marcando nascimento e falecimento. Por fim, a novidade também traz uma frase comovente estampada entre as bandeiras do Brasil e do Uruguai:
“Ele vestia outra camisa, caiu em nosso chão, cercado pelo nosso povo. Ali, tornou-se parte da nossa história.”
Propósito solidário
O clube destacou nas redes sociais o caráter simbólico e afetivo da homenagem. Inclusive, na postagem, salientou que: “Juan Izquierdo, que nos deixou há exatamente um ano, será sempre lembrado pela torcida tricolor.” Essa camisa homenageia e eterniza o nosso respeito e carinho à família, aos amigos, ao Club Nacional de Football e a seus torcedores”.
O São Paulo vai reverter todo o valor dos royalties da camisa em homenagem a Juan Izquierdo para a família do zagueiro. Além disso, o atacante e capitão Jonathan Calleri, em vídeo divulgado pelo clube, também se manifestou sobre a iniciativa: “Queríamos fazer uma pequena homenagem a Juan, que falecia nesta fatídica noite um ano atrás. Vamos fazer uma camisa que será lançada e uma parte dos valores vai para a família dele”.



Fotos: Divulgação/São Paulo FC
Sobre o contexto da tragédia
O episódio que motivou a homenagem ocorreu durante o confronto pelas oitavas de final da Libertadores, quando Izquierdo desabou em campo. O corpo médico e socorristas presentes no estádio levaram Izquierdo imediatamente ao Hospital Albert Einstein, porém o jogador faleceu cinco dias depois, vítima de morte encefálica provocada por uma parada cardiorrespiratória associada a arritmia cardíaca.
O clube anunciou que vai comercializar a camisa de edição limitada para os torcedores, possivelmente nas lojas da SAO, mas não irá utilizá-la em competições oficiais.
VEJA TAMBÉM