Repescagem da Europa para a Copa: Itália e mais 15; saiba tudo
Estão definidas as 16 seleções da repescagem da Europa para a Copa do Mundo de 2026. Com a rodada final das Eliminatórias do velho Continente, na última terça-feira (18), foram conhecidas os 12 países que terão uma “segunda chance” de disputar o Mundial do Canadá, Estados Unidos e México.
O novo formato de disputa com 48 seleções deu ao Velho Continente o direito a 16 vagas na competição da FIFA. Sendo assim, as 12 campeãs de seus grupos nas Eliminatórias avançaram de forma direta e mais 16 nações brigam pelos quatro lugares restantes (veja resultado do sorteio e chaveamento abaixo).
Já estão no Mundial: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça. Só conheceremos, enfim, as ultimas classificadas do continente na Data Fifa de março do ano que vem dias 26 e 31).
Repescagem da Europa tem campeã mundial com risco de novo fiasco
A tetracampeã Itália pode protagonizar mais um vexame em sua história e, pela terceira vez seguida, ficar de fora da Copa do Mundo. Ausente na Rússia-2018 e Catar-2022, a Azurra ficou em segundo lugar no Grupo I, inclusive sofrendo uma goleada de 4 a 1 para a líder Noruega, em Milão, na última rodada.
Agora, os italianos se juntam a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Irlanda do Norte (via Nations League), Itália, Kosovo, Macedônia do Norte (via Nations League), País de Gales, Polônia, Romênia (via Nations League), República Tcheca, Suécia (via Nations League), Turquia e Ucrânia.
Treinador brasileiro pode fazer história
Uma seleção até então saco de pancadas por muitos anos na Europa está dando a volta por cima sob o comando de um treinador brasileiro. Trata-se de Sylvinho, ex-comandante do Corinthians. Idolatrado pelos albaneses pelo ótimo trabalho à frente da seleção, ele pode ser o único técnico do Brasil a disputar a Copa de 2026, visto que a Amarelinha está sob a batuta do italiano Carlo Ancelotti.
Sylvinho ficou em segundo lugar no Grupo K, atrás somente da Inglaterra. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, ambas justamente para a campeão do mundo de 1966. Inclusive, a Albânia de Sylvinho superou a tradicional Sérvia, que terminou em terceiro na chave. O treinador brasileiro, diga-se, venceu o rival por 1 a 0 em Belgrado, resultado histórico para o país.
+ Familiares em seleções diferentes: De Zidane a Pogba; confira
+ Todos os jogadores brasileiros no exterior: confira levantamento
Em busca da vaga inédita
Quem também busca fazer história e estrear em Copas do mundo é Kosovo. O país garantiu um lugar na repescagem ao vencer a Eslovênia por 2 a 0, fora de casa, e alcançar a vice-liderança do grupo B, que teve a Suíça na primeira posição. O feito kosovar é ainda mais relevante por ter batido a Suécia duas vezes. Somente em 2008 o Kosovo assegurou sua soberania ao declarar independência da Sérvia e, finalmente, pode disputar uma Copa do mundo pela primeira vez.
+ Familiares em seleções diferentes: De Zidane a Pogba; confira
Confrontos da Repescagem da Europa para a Copa de 2026
O sorteio realizado pela UEFA nesta quinta-feira (10), em Zurique, na Suíça, definiu o caminho de cada uma das 16 seleções que, enfim, brigam pela chance derradeira de disputar o Mundial. Os jogos serão em março do ano que vem.
Confira as chaves da Repescagem da Europa para a Copa do Mundo 2026
A
- Semifinal 1: Itália x Irlanda do Norte
- Semifinal 2: País de Gales x Bósnia e Herzegovina
- Final: vencedor da semifinal 1 x vencedor da semifinal 2
B
- Semifinal 1: Ucrânia x Suécia
- Semifinal 2: Polônia x Albânia
- Final: vencedor da semifinal 1 x vencedor da semifinal 2
C
- Semifinal 1: Turquia x Romênia
- Semifinal 2: Eslováquia x Kosovo
- Final: vencedor da semifinal 1 x vencedor da semifinal 2
D
- Semifinal 1: Dinamarca x Macedônia do Norte
- Semifinal 2: Tchéquia x Irlanda
- Final: vencedor da semifinal 1 x vencedor da semifinal 2
Os quatro vencedores das quatro chaves estarão na Copa do Mundo de 2026.


