Bahia, Botafogo, Fortaleza, Inter, Flamengo, Palmeiras e São Paulo brigam pelo título da Libertadores (Foto: Divulgação/Conmebol)
Atlético-MGBahiaBotafogoClubesFlamengoFortalezaFutebolFutebol BrasileiroLibertadoresPalmeirasSão Paulo

Análise Vai Pro Gol: Brasileiros na fase de grupos da Copa Libertadores 2025; confira

Após o sorteio da fase de grupos da Libertadores realizado pela Conmebol na última segunda-feira (17), em Luque, no Paraguai, o Vai Pro Gol fez uma análise do momento de cada um dos sete clubes brasileiros e seus respectivos grupos na edição de 2025 do principal torneio do continente. Bahia, Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional Palmeiras e São Paulo. Será que vem mais uma Glória Eterna pro Brasil nesta temporada? Vem com a gente e deixe sua opinião!

BOTAFOGO
O Botafogo chega com a pompa de ser o atual campeão da Libertadores. E como se não bastasse, vem também com o investimento alto na equipe e os ótimos jogadores do elenco comandado pelo recém-contratado Renato Paiva. Favorito no Grupo A e na briga pelo bicampeonato. Mesmo contra rivais tradicionais, o Glorioso chega forte no grupo. A estreia é diante da inconstante Universidad de Chile, que tem Charles Aránguiz (ex-Inter) como destaque. Já o Estudiantes vem de títulos na Argentina em 2024 e ótimas atuações em 2025. Vai dar trabalho. O Carabobo deve ser o saco de pancadas.

FLAMENGO
Sempre favorito, o Flamengo tem, hoje, o melhor futebol apresentado no Brasil. Filipe Luís, em cinco meses, ostenta mais títulos do que derrotas no comando do time (três taças em 27 jogos, com 19 vitórias, sete empates e somente uma derrota). Grande favorito, no grupo e à Glória Eterna. Difícil não imaginar que o Rubro-Negro tenha tudo pra sobrar no grupo. Como principal adversário, a altitude de Quito, hoje mais perigosa ao Fla do que a tradicional LDU. O time tem tudo para passar tranquilamente por Deportivo Táchira-VEN e pelo estreante Central Córdoba-ARG.

SÃO PAULO
Sempre respeitado quando o assunto é Copa Libertadores, o Tricolor aposta muitas de suas fichas desta temporada na competição e pode chegar longe com Lucas, Oscar, Calleri e cia. “Estou convencido que em 2025 seremos campeões da Libertadores”, disse Zubeldía em dezembro. Concorda, torcedor? No Grupo D, o São Paulo revê o Talleres. Ano passado, equilíbrio: vitória por 2 a 0 no Morumbis, e derrota na Argentina, por 2 a 1. Diante dos tradicionais Libertad e Alianza Lima, olho nos medalhões e goleadores Roque Santa Cruz, do time paraguaio, Paolo Guerrero e Hernán Barcos do lado peruano.

FORTALEZA
O time reencontra, no Grupo E da Liberta, um rival da edição de 2022, encara um gigante argentino e vai à Colômbia. Tem tudo para avançar com o ótimo trabalho que Juan Pablo Vojvoda mostra à frente do time, mas pode não ter vida fácil. O principal concorrente é o Racing: um dos grandes da Argentina, atual campeão da Sul-Americana e com ótimo time; o Colo-Colo foi rival do Leão do Pici em 2022: vitória chilena por 2 a 1 e do Tricolor por 4 a 3, e tem boas peças ofensivos no elenco. O modesto Bucaramanga cumpre tabela.

GRUPO DA MORTE TEM INTER E BAHIA
Como sempre deve haver um “grupo da morte” na Libertadores, este é o de Internacional e Bahia, que farão o esperado confronto brasileiro da fase de grupos e têm rivais tradicionais e de bom nível pela frente. Mas o Vai Pro Gol acredita na classificação dos dois ao mata-mata da Glória Eterna.

INTERNACIONAL
O Inter de Roger Machado desponta como uma das melhores equipes do Brasil nestes primeiros meses de temporada. Consistente e com padrão de jogo bem estabelecido, o confronto contra os baianos na Liberta promete. Nacional e Atlético Nacional têm boas equipes e vão incomodar.

BAHIA
O Bahia tem tudo para fazer bonito na Libertadores. O clube fez ótima janela de início de ano e Rogério Ceni amadurece seu trabalho à frente do Tricolor de Aço a cada jogo. Chega forte, assim como o Colorado, mas não pode se descuidar contra os perigosos rivais do Uruguai e Colômbia.

PALMEIRAS
O Palmeiras é sempre favorito. Difícil não projetar o time de Abel Ferreira com uma das melhores campanhas em um grupo relativamente tranquilo para o Verdão. Vitor Roque, Veiga, Facundo, Estêvão, a consistência da zaga… O Alviverde vem forte em busca de mais uma Glória Eterna. Bolívar = 3637 metros de altitude. No entanto, dentro de campo, deve incomodar pouco. Na campanha do título de 2020, duas vitórias do Palmeiras; em 2023, uma vitória para cada lado. O Cerro Porteño, é um velho conhecido, rival em 2018, 2022 e 2023, com ampla vantagem verde. Sporting Cristal corre por fora e deve brigar na chave por uma vaga na Sul-Americana.

Crédito: Conmebol