Flamengo Palmeiras e São Paulo são os brasileiros vivos na Libertadores (Divulgação/Conmebol)
BotafogoColunistasFlamengoFortalezaFutebol BrasileiroInternacionalLibertadoresPalmeirasSão Paulo

Botafogo, Inter e Fortaleza dão adeus à Libertadores; Fla pinta como favorito

A fase de oitavas de final da Copa Libertadores 2025 chegou ao fim com altos e baixos para os clubes brasileiros. O destaque negativo ficou por conta do Botafogo, atual campeão, que deu adeus ao torneio precocemente. Já Palmeiras e Flamengo confirmaram o favoritismo e seguem fortes em busca do título. O São Paulo, apesar das dificuldades, também garantiu vaga nas quartas, enquanto o Fortaleza foi eliminado pelo Vélez Sarsfield.

A seguir, a análise completa dos confrontos que envolveram brasileiros nesta fase:

LDU x Botafogo: atual campeão cai nas oitavas da Libertadores

O atual campeão Botafogo foi eliminado ao ser derrotado pela LDU por 2 a 0, em Quito, após vencer em casa por 1 a 0. Villamil abriu o placar logo aos 7 minutos, e Alzugaray converteu um pênalti no segundo tempo, garantindo a virada equatoriana. A equipe carioca, sob o comando de Davide Ancelotti, não conseguiu reagir e entregou uma atuação abaixo da crítica, que aponta falhas ofensivas e erros defensivos. Eliminação amarga e precoce de um dos elencos mais caros da América do Sul. Mesmo assim, o Bota segue forte para brigar pelo título do Brasileiro, competição em que o elenco colocará 100% de foco de agora em diante.

Palmeiras x Universitario: Verdão passa sem sustos às quartas

O Palmeiras mostrou autoridade, goleando o Universitario por 4 a 0 no jogo de ida. Na volta, em São Paulo, administrou a vantagem e acabou empatando sem gols, garantindo a vaga com tranquilidade, mas em uma apresentação tediosa e sonolenta. No entanto, o Verdão fez o que dele se esperava e avançou sem problemas diante dos peruanos: cumpriu tabela no Allianz, visivelmente tirou o pé, e agora encara o River Plate nas quartas. Apesar de o rival ostentar força e tradição na Liberta, o futebol apresentado pela equipe de Gallardo tem deixado a desejar. O adversário, inclusive, traz boas lembranças à torcida palmeirense: foi eliminado pelos Alviverde em duas das três campanhas em que ergueu a taça.

Flamengo x Internacional: deu a lógica no duelo brasileiro

No clássico brasileiro desta fase, o Flamengo não teve dificuldades e deixou evidente sua ampla superioridade – aliás, não só em relação a Colorado. O Rubro-Negro passa um recado claro: fará jus ao fortíssimo elenco e ao orçamento bilionário que ostenta para buscar mais uma vez o título da Copa Libertadores. No geral, desempenho sólido com 3 a 0 no placar agregado sobre o Internacional. A campanha reforça o poderio do time carioca, certamente o grande favorito, um degrau acima do Palmeiras.

São Paulo x Atlético Nacional: torcedor ficou tenso, mas saiu feliz (e rouco) do MorumBis

Muita emoção no jogo de volta no MorumBis. Após um 0 a 0 milagroso para o São Paulo na Colômbia, com o Atlético Nacional desperdiçando dois pênaltis no tempo normal, novamente as penalidades entraram na rota do Tricolor. E, finalmente, com mais um desfecho feliz. Rafael brilhou na meta são-paulina e é o grande herói do torcedor na competição. Nos noventa minutos, 1 a 1 com um São Paulo que mostra dificuldades no mata-mata da Libertadores sob o comando de Crespo, diferente, então, da estabilidade que parece ter encontrado nos pontos corridos do Brasileirão.

Vélez Sarsfield x Fortaleza: favoritismo argentino confirmado

Após empate sem gols no Castelão, a equipe argentina – inclusive favorita diante da péssima fase do Laion – venceu o jogo de volta por 2 a 0. O Tricolor do Pici encerra assim sua participação em 2025, uma temporada marcada por uma crise técnica que parece interminável dentro de campo. Eliminado em todas as competições de mata-mata que disputou, resta agora ao Fortaleza fazer uma campanha de recuperação no nacional para escapar da zona de rebaixamento e seguir na elite do futebol brasileiro.

Palmeiras e Flamengo se mantêm como favoritos, confirmando seu status com campanhas seguras e consistentes

A fase de oitavas de final mostrou que os brasileiros seguem fortes, mas não com a mesma força demonstrada em temporadas anteriores. Enquanto Palmeiras e Flamengo reafirmam (novamente) seu protagonismo no continente, o São Paulo corre por fora e pode surpreender. O Tricolor, apesar de sofrer para avançar, conhece muito bem a competição e a classificação sobre o Atlético Nacional foi daquelas que dão ânimo e vigor em um torneio como a Libertadores – pelo menos animicamente falando. O Botafogo, por sua vez, amarga uma eliminação precoce. O Inter, com seus altos e baixos, pouco poderia fazer diante da potência flamenguista. E o Fortaleza se despede deixando no ar a sensação de que a classificação às oitavas já foi muito além do que o time merecia, diante do futebol apresentado. Porém, as quartas prometem grandes duelos e a certeza de que o título seguirá passando pelos pés dos gigantes do continente.

Quartas de final – confrontos já definidos

No caminho rumo a grande final em Lima, as quartas de final reúne, pela primeira vez na história, somente clubes que já conquistaram a Glória Eterna. Os confrontos:

São Paulo x LDU

River Plate x Palmeiras

Vélez Sarsfield x Racing Club

Estudiantes x Flamengo


As partidas de ida serão disputadas entre 17 e 18 de setembro, e as de volta entre 23 e 25 de setembro.


VEJA TAMBÉM