Fábio, lenda do futebol: 1391 jogos disputados em mais de 20 anos de carreira (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)
CruzeiroFluminenseFutebolFutebol Brasileiro

Goleiro Fábio se torna o jogador com mais partidas na história

A noite de 19 de agosto, uma data memorável. O goleiro Fábio atingiu a impressionante marca de 1391 jogos oficiais e é o jogador com mais partidas na história do futebol mundial. Ele alcançou essa marca ao entrar em campo na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o América de Cali, resultado que classificou o Tricolor na Copa Sul-Americana, no Maracanã.

Trajetória e feitos de destaque

Fábio coleciona 28 anos de uma carreira sólida e extremamente vitoriosa. O camisa 1 começou no Paraná, no União Bandeirante, onde disputou 30 jogos entre 1997 e 1999. Em seguida, a ascensão no cenário nacional: contratado pelo Vasco, virou ídolo ao longo de 150 partidas com títulos, grandes atuações e, inclusive, as primeiras convocações para a Seleção Brasileira.

E como falar de Fábio sem falar de Cruzeiro? Na Raposa, o arqueiro viveu o auge da carreira. Com a camisa celeste, Fábio se consolidou como um dos melhores goleiros do país e, até hoje, é o recordista em jogos pelo clube, com 976. Entre 2025 e 2021, colecionou taças e atuações memoráveis em Belo Horizonte. Fim de ciclo na Raposa, mas não no futebol – o que, aliás, é algo que parece que está longe de terminar. Em seguida, Fábio desembarcou nas Laranjeiras em 2022 para continuar a escrever sua linda história no futebol. Já são 235 aparições pelo Tricolor Carioca e, claro, com mais troféus para a sua prateleira.

Durante esses longos anos, então, somou 25 títulos, recebeu diversos prêmios individuais e na ativa aos 44 anos, segue marando seu nome na história com feitos marcantes:

Goleiro Fábio começou a carreira no União Bandeirante, do Paraná

Carreira: União Bandeirante-PR, Vasco, Cruzeiro e Fluminense

Goleiro é o jogador mais velho a:

  • Jogar na Série A do Brasileirão, aos 44 anos, 10 meses e 17 dias;
  • Atuar pelo Fluminense, aos 44 anos, 10 meses e 20 dias;
  • Conquistar um título pelo Fluminense, aos 43 anos, 4 meses e 30 dias;
  • Vencer a Libertadores, aos 43 anos, 1 mês e 5 dias;
  • Disputar uma final de Mundial, aos 43 anos, 2 meses e 18 dias;
  • 12 vezes eleito Melhor Goleiro do Campeonato Mineiro;
  • 2 prêmios “Craque do Brasileirão” de Melhor Goleiro;
  • 2 prêmios Bolas de Prata;
  • 1 Luva de Ouro da Copa do Brasil;
  • Eternizado na Calçada da Fama do Mineirão (como símbolo da sua trajetória no Cruzeiro).

Além disso, desde 2022 como goleiro titular absoluto no Fluminense, Fábio conquistou a Copa Libertadores (2023), a Recopa Sul-Americana (2024), duas Taças Guanabara e dois Campeonatos Cariocas. Na Copa do Mundo de Clubes, inclusive, foi importante para a ótima campanha dos cariocas.

No gramado do Maracanã, o goleiro foi homenageado pelo Fluminense com um prato e um quadro comemorativo das mãos da diretoria, enquanto era acompanhado por sua família. Emocionado, declarou:

“Só tenho motivos para agradecer a Deus, que me permitiu viver esse momento especial, alcançar essa marca gigantesca. Foi uma emoção muito grande viver isso, ainda por cima ter a minha família ao meu lado no momento das homenagens. É uma satisfação enorme alcançar esse recorde vestindo a camisa do Fluminense, que me abriu as portas. Agora é seguir jogando e buscando novas conquistas a cada jogo”.

+ Conheça o brasileiro ídolo do Mamelodi Sundowns, clube que enfrentou o Flu no Mundial


VEJA TAMBÉM: