Samir Xaud alvo de operação da Polícia Federal (Rafael Ribeiro/CBF)
FutebolFutebol BrasileiroSeleção Brasileira

Presidente da CBF é alvo de operação da Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da CBF, Samir Xaud, foi alvo da Operação Caixa Preta, deflagrada pela Polícia Federal a pedido da Justiça Eleitoral de Roraima. A investigação é sobre suspeita de compra de votos nas eleições municipais de 2024.

Agentes da PF cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Roraima e no Rio de Janeiro. Entre os alvos estavam a residência de Xaud e a sede da CBF, localizada na Barra da Tijuca, na capital fluminense. No prédio da entidade, os policiais permaneceram por aproximadamente 30 minutos entre 6h24 e 6h52, sem recolher nenhum material ou equipamento. A Justiça Eleitoral também determinou o bloqueio de mais de R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

Samir Xaud é alvo de operação da Polícia Federal por suspeita eleitoral

A operação investiga principalmente a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) e seu marido, Renildo Lima, acusados de envolvimento na suposta compra de votos. Xaud, suplente de Helena e filiado ao mesmo grupo político, está entre os investigados, embora a CBF afirme que ele “não é o centro das apurações.

A investigação começou com a apreensão de R$ 500 mil em espécie, parte do valor encontrado com Renildo Lima às vésperas das eleições municipais de 2024, inclusive escondido em sua roupa íntima.

Reação da CBF

Em nota oficial, a CBF destacou que recebeu os agentes da PF, mas que não houve apreensão na entidade e que a investigação não tem relação com o futebol brasileiro. Ademais, também reforçou que o presidente está tranquilo e à disposição das autoridades. Confira a nota na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima.

É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações.

A CBF esclarece que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial sobre o objeto da investigação. Nenhum equipamento ou material foi levado pelos agentes. O Presidente Samir Xaud permanece tranquilo e à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Contexto político e trajetória de Xaud

Samir Xaud, 41 anos, é médico e empresário nascido em Boa Vista. Assumiu a presidência da CBF em 25 de maio de 2025, na eleição conduzida pelo colégio eleitoral da entidade. Antes, porém, atuou como vice da Federação Roraimense de Futebol e como vice-presidente estatutário da CBF. Apesar de curta trajetória na política, ele já enfrentou controvérsias locais. Como, por exemplo, processos por suposta improbidade administrativa e irregularidades durante sua atuação como secretário adjunto de Saúde da capital de Roraima.

+ Corinthians deve até “primo pobre” do Palmeiras


VEJA TAMBÉM