Meio-campista conquistou 19 títulos em dez anos nos Citizens (Foto: Divulgação/Manchester City)
FutebolFutebol InternacionalMercado da Bola

Kevin De Bruyne anuncia saída do Manchester City

Um dos maiores ídolos da história recente do Manchester City, Kevin De Bruyne surpreendeu os torcedores nesta sexta-feira ao falar abertamente sobre deixar o clube ao final da temporada após uma década no clube inglês.

“Esta etapa foi a melhor da minha carreira. Agradeço aos fãs, companheiros de equipe e a todos no clube pelo apoio incondicional”, escreveu De Bruyne em uma mensagem publicada em suas redes sociais. Ele ainda acrescentou, em entrevista: “Passei os melhores anos da minha carreira aqui, mas talvez seja hora de um novo desafio.”

Desde que chegou ao Manchester City em 2015, vindo do Wolfsburg, De Bruyne se tornou uma peça fundamental na era Guardiola, conquistando 19 títulos: seis da Premier League, duas FA Cups, cinco Copas da Liga, três Supercopas da Inglaterra, além de Champions League, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes. Com 413 partidas disputadas, 106 gols marcados e 174 assistências, ele se consolidou como um dos melhores meio-campistas de sua geração.

O técnico Pep Guardiola também se pronunciou sobre a despedida e não poupou elogios: “É um dia triste. É um dia feliz pelo fato de ter o prazer de viver esse tempo aqui com ele. Ele deu a todos nós a sua humanidade, e claro também sua influência e todo o seu sucesso. A última década não seria possível de se imaginar sem ele. É um dia triste porque um de nós está partindo. É um tempo triste, um dia triste. Há mais seis jogos em casa para ele aproveitar com os torcedores. Tenho certeza de que ele vai receber amor e reconhecimento de todos nós, que ele merece Na Premier League, ele é um dos maiores meio-campistas deste país e o melhor do Clube. Ótimo, se não o maior”, disse.

Em entrevistas ano passado, De Bruyne indicou que estaria avaliando propostas de fora da Europa: “Na minha idade, você tem que estar aberto a tudo. Se fala de quantias incríveis de dinheiro na última fase da minha carreira. Para minha esposa, uma aventura exótica cairia bem. Tenho que pensar no meu futuro.”

As declarações levantam especulações sobre possíveis destinos, com a MLS e clubes da Arábia Saudita entre os mais mencionados. Questionado sobre isso, De Bruyne concluiu: “Ainda é cedo para falar. Quero terminar bem a temporada com o City e depois pensarei no que vem pela frente.”

Enquanto isso, os torcedores já começam a se preparar para a despedida de um verdadeiro maestro dos Citizens.